Olá, pessoal.
Visando um maior aprofundamento e reflexão sobre a Palavra de Deus, trago uma proposta de leitura da Bíblia em grupo. Tal proposta está presente na folha do Sagrado Coração de Jesus. Todo mês tem uma proposta. Minha sugestão é que possamos a cada mês ler, refletir e discutir as passagens. Cada um lê e faz sua reflexão, depois compartilhamos nossas ideias (online) e ao final, ao chegarmos a um denominador comum, isto é, a um acordo, enviamos nossas respostas para o Curso Bíblico (a folhinha traz uma caixa postal para onde as respostas podem ser enviadas).
Se vocês concordarem, sugiro o seguinte cronograma inicial:
JANEIRO
Como já estamos na segunda metade do mês, teríamos até dia 31 para finalizarmos as discussões e enviar as respostas.
A partir de fevereiro, poderíamos ter uma semana para refletirmos individualmente, duas para discutirmos e na final, chegarmos às respostas e enviá-las.
Enfim, é só mais uma sugestão. Não sei o que acontece quando enviamos as respostas para o Curso Bíblico, mas acho que não temos nada a perder.
O que você acham? Vamos trabalhar?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, a todos!
ResponderExcluirAcho a proposta excelente! Estamos um pouco atrasados, mas acho que ainda dá tempo de fecharmos essa discussão até o final de fevereiro e enviarmos nossas respostas!
A passagem de Isaís proposta para leitura é muito interessante, e as perguntas exigem um estudo que eu acho super produtivo.
Abaixo estão minhas respostas:
1. Acredito que é preciso focar no presente, mas tendo em vista o que vivemos no passado – para não repetirmos erros, por exemplo – e buscando um futuro melhor.
2. O reconhecimento da grandeza de Deus, que está vindo para libertar o povo de Jerusalém, dizendo em alta voz ao coração de Jerusalém que “o seu serviço está cumprido, que a sua iniqüidade está expiada, que ela recebeu da mão do Senhor paga dobrada por todos os seus pecados.” (Is 40, 2)
3. Em Is 40,3: “Uma voz clama: ‘No deserto, abri um caminho para o Senhor; na estepe, aplainai uma vereda para nosso Deus’.”. Este trecho descreve a missão de João Batista, que é anunciar a chegada do Messias.
4. Afirmando que o Senhor não se cansa e nem se fatiga e que é Ele dá forças ao cansado, que prodigaliza vigor ao enfraquecido. Mesmo os jovens se cansam, mas os que colocam sua esperança no Senhor renovam suas forças, correm e caminham e não se cansam.
5. Escolhi um versículo, porque acredito que não há nada mais reconfortante no mundo do que essas palavras proferidas por Deus: “Não temas, porque eu estou contigo, não fiques apavorado, pois eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, sim, eu te ajudo; eu te sustento com a minha destra justiceira” (Is 41,10)
6. Isaís demonstra a grandeza de Deus ao usar imagens humanamente impossíveis de acontecer. Como criador do mundo, Deus o conhece aos mínimos detalhes, e somente Ele é capaz de medir as águas do mar na cavidade da sua mão; avaliar a extensão dos céus a palmos; medir o pó da terra com o alqueire e pesar os montes na balança. Só Deus, com toda a sua grandeza é capaz de tais coisas.
7. Sobre o espírito de Deus, ele trará o julgamento às nações. Não fará nada forçosamente, mas com fidelidade trará o julgamento e servirá como aliança e luz aos povos.
8. É difícil, pois todas são muito bonitas, mas a que mais me chamou a atenção para a grandeza e o amor de Deus foi: “Os pobres e os indigentes buscam água, e nada! A sua língua está seca de sede, mas eu, o Senhor, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.” (Is 41,17)
9. Não sei bem se é isso, mas destaco um versículo (Is 41,1): “Ilhas, silenciai para me ouvir, e que os povos renovem suas forças. Que venham tomar a palavra, e pleitear comigo sua causa!”