JUSP 10 anos

JUSP 10 anos
JUSP 10 anos

sábado, 24 de outubro de 2009

A tribulação é que tece

A proposta é refletirmos sobre a música abaixo! Sua letra inspirada e/ou baseada no trecho bíblico ROMANOS 5 (Rm 5).


A TRIBULAÇÃO É QUE TECE
(Gildes Bezerra e Amaury Vieira)
1 – A tribulação é quem tece os fios da perseverança
Que traçam e fortalecem as vestes da nossa esperança.
A fé é o caminho da graça, e a graça é o carinho do Pai
Quem anda por este caminho não vai, sozinho, não vai.
2 –
A nossa esperança não morre, socorre quem pensa em morrer
Pois ela é o sopro divino, o hino de quem quer viver.
3 – O Cristo morreu pelos fracos e vivo nos fortes se faz
Suporte do amor e da vida, na lida, na luta e na paz.
4 – Somente a verdade liberta, desperta da morte final
É sempre a porta aberta aos presos da grade do mal.
5 - Aquele que seu pão reparte, reparte o seu coração;
Terá mais do que pretendia no dia da Ressurreição.
6 – E com os irmãos ao meu lado, também convidados comigo,
Caminho atendendo ao chamado do outro Irmão e Amigo.

O que mais chama a sua atenção? Como ela pode ser aplicada na nossa vida atual?

7 comentários:

  1. Essa música possui muitas mensagens importantes, mas a que mais me chamou a atenção e que muitas vezes, durante fases difíceis de nossa vida, não entendemos é que "a tribulação é quem tece os fios da perseverança". É exatamente isso que diz Rm 5, 3-4: "E não é só. Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança uma virtude comprovada, a virtude comprovada a esperança."

    Quantas vezes pensamos em desistir diante de alguma situação difícil? De um tribulação que parece nunca passar? Nesses momentos (que são muitos na nossa vida) devemos lembrar que "a nossa [daqueles que acreditam e tem fé no PAI] esperança não morre, socorre quem pensa em morrer". Devemos sempre lembrar disso e nos momentos difíceis lembrar ainda que "Cristo morreu pelos fracos e vivo nos fortes se faz".

    ResponderExcluir
  2. E ae galera? é verdade Vanessa, muitas menssagens, e todas se deparam com a vida, mas sempre tem a quela que mais te chama a atenção, no meu caso, foi a: '' Somente a verdade liberta, desperta da morte final
    É sempre a porta aberta aos presos da grade do mal.''a sinceridade, honestidade,e a verdade, primeiramente com você mesmo e depois com as pessoas ao se redor, é o caminho para uma vida sem angustia, sem medo e principalmente sem mentiras,rsrsrs...
    A verdade não é só um modo de se expressar, é um modo de se por perante sua vida, com objetividade, seguindo um caminho traçado por você, desde o inicio com Fé, com tribulações ou não, mas com Fé, que é inesplicavel mas que Deus fortalece a cada momento.


    Num mundo em que a mentira é potente, a verdade paga-se com o sofrimento. Quem quiser esquivar-se ao sofrimento, tê-lo longe de si, alonga de si a própria vida e a sua grandeza; não poderá ser servidor da verdade e assim servidor da fé.
    (Bento XVI)

    Onde não há fé, não há obras boas. A intenção forja as obras; a fé dirige a intenção.
    (tendo Fé, não inporta o quanto demore, o quanto seja difícil,você consegue seguir adiante na ''verdade''.)

    ResponderExcluir
  3. Oi, pessoal!
    Enfim consigo participar deste blog! Adorei! Acho que é uma ótima forma de estarmos em contato uns com os outros e, acima de tudo, com as 'coisas' do Pai. É uma forma de evangilizarmos a nós e ao próximo.

    Muitos de vocês sabem o que penso sobre a música proposta para a reflexão. Ela me vem à minha cabeça em momentos super diferentes da minha vida. Acho que ela resume pontos cruciais para a nossa caminhada na fé.
    Concordo com o que já foi dito até aqui e quero chamar atenção para as duas últimas estrofes. Acho que elas deixam bem claro a importância e a necessidade de olhar e ajudar os irmãos que caminham ao nosso lado. Não digo isso apenas por esperar por uma recompensa no "dia da Ressurreição". No fundo, eu tenho certeza que esta recompensa nos é dada a cada dia. Na minha opinião, ajudar ao outro é ajudar a si próprio. Quando o outro cresce, crescemos junto com ele.

    ResponderExcluir
  4. Com base no que já foi dito até aqui, gostaria de propor um DESAFIO de final e início de ano.
    Vanessa mencionou a importância das tribulações que fortalecem a nossa fé. John falou sobre a verdade que liberta. Eu escolhi falar da ajuda ao próximo.
    Minha proposta diz respeito a um GESTO CONCRETO que unfique o que foi discutido acima. Caberia a cada um de nós ficarmos atentos ao nosso dia a dia e buscarmos oportunidades de por a 'teoria' em 'prática: na dificuldade conseguirmos agir com honestidade,bondade, amor para benefício do outro.
    Antes que vocês pensem que eu aloprei, deixo claro que não é nada mirabolante. O simples fato de estarmos no fim do ano, já torna nossas ações difíceis em meio as tribulações do corre-corre do dia a dia. Uma palavra amiga pode ser um exemplo do gesto concreto a que me refiro.
    Ok! É uma proposta que pode ser melhorada/ modificada, aceita ou não. A ideia é praticar aquilo que aprendemos. Se vocês toparem, podemos até o finalzinho do ano compartilhar nossas experiências.
    Aguardo a opinião de vocês!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho a ideia ótima! Sinto que já estamos praticando isso no nosso grupo de e-mail. As mensagens que vem sendo enviadas não são em vão, em cada uma delas há uma preocupação em transmitir uma palavra amiga e uma mensagem de fé, amor, força e esperança! Mas será um desafio ainda maior fazer isso de uma forma consciente e "pra valer". Eu topo! E usando a música que despertou toda essa discussão aceito caminhar "atendendo ao chamado do outro Irmão e Amigo".

    ResponderExcluir
  6. É isso aí!!!!!!
    E o rstante do grupo????? Topa?????

    ResponderExcluir
  7. OI! também acho que já estavomos fazendo isso atrávés do e-mail e concordo em por práticas atráves de ato oque nos é proposto, sei que posso achar difícil agora sem tentar, mas sei que também é o melhor caminho a seguirmos,com as tribulações em que passo é uma boa oportunidade de por em prática oque tomamos conhecimento, "na dificuldade conseguirmos agir com honestidade,bondade, amor para benefício do outro", vlw, eu topo!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar do Blog da JUSP!